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Yuval Noah Harari, o grande historiador e autor de Sapiens, já disse: "Os filósofos vêm discutindo questões como o livre arbítrio e o significado da humanidade há milhares de anos, com impacto zero. Hoje, esses problemas estão repentinamente se tornando problemas práticos de engenharia e da política".

Durante o ensino médio, na Itália, tive a filosofia como uma das minhas disciplinas favoritas. Meu professor, chamado Pino Draperi, conseguiu tornar esse assunto misterioso surpreendentemente interessante. Eu estava sempre ansioso pela nossa aula de filosofia, e era muito bom nisso. O único problema? Basicamente, nunca consegui encontrar nenhuma aplicação prática para o que estava aprendendo. Tentei algumas vezes usá-lo para discussões com amigos, sem sucesso (eles diziam: "Que diabos, Andrea, queremos falar sobre o último jogo de futebol da Inter de Milão, não sobre as teorias existencialistas pioneiras de Schopenhauer), nem consegui encontrar aplicações para outras esferas da vida. Mas quando entrei na universidade, comecei a trabalhar e o mundo evoluiu para um mundo digital, senti que a filosofia estava me ajudando a entender, ou pelo menos refletir sobre, algumas das implicações do mundo da IA ​​e da Web3 - que vamos discutir neste artigo.

Vamos fingir por um momento que uma máquina do tempo foi inventada e que seria capaz de nos levar de volta a Atenas na Grécia Antiga em um estalar de dedos. Você volta no tempo há mais de 2.000 anos atrás e está lá, testemunhando um discurso de Sócrates, parado na platéia lado a lado com seu discípulo Platão.

Tenho certeza que você ficaria tão fascinado quanto eu ao assistir Sócrates usando seu método de argumentação filosófica chamado "maiêutica", que se baseia em fazer perguntas para encontrar qualquer falha no discurso de um adversário intelectual. Maiêutica vem de maieutikos, a palavra grega para "da obstetrícia". Em um dos Diálogos de Platão, Sócrates aplica maieutikos ao seu método de produzir novas idéias por meio do raciocínio e do diálogo; ele considerou a técnica análoga àquela que uma parteira usa para fazer o parto de um bebê (a mãe de Sócrates era parteira). Fazer uma série de perguntas foi considerado por Sócrates um método de “dar à luz” à verdade, e uma palavra relacionada, maiêutica, definida como “relacionada ou semelhante ao método socrático de extrair novas ideias de outro”.

Sócrates usou fundamentalmente a dialética para desacreditar as pretensões de conhecimento dos outros, e acabou revelando a ignorância de seus interlocutores. O objetivo de Sócrates através da maiêutica era nos fazer progredir para uma compreensão mais adequada de temas como moral e ética.

Mas sejamos honestos: hoje, a maioria de nós - e a sociedade moderna como um todo - veria esses debates como uma grande perda de tempo, não é?

A verdade é que a filosofia em geral sempre foi vista como uma disciplina abstrata, intangível e que agrega pouco valor ao mundo real.

Mas vou pedir-te agora que voltes a 2022, com a nossa Máquina do Tempo, e vamos fingir que em vez de estarem sentados num "agorá" grego, ou seja, numa praça das cidades gregas, estão sentados numa sala de reuniões da Tesla ao lado ao lado de Elon Musk e um monte de engenheiros. O objetivo da reunião é abordar um dilema ético que é fundamental para escrever código para o software de piloto automático alimentado por IA da Tesla, e que é o seguinte: no caso de pedestres inesperados surgindo na frente do carro em alta velocidade, o que o software deve fazer? E se forçado a escolher, quem um carro autônomo deveria matar em um acidente inevitável? O passageiro (ou passageiros) deve ser sacrificado para salvar os pedestres? Ou os pedestres devem ser mortos para salvar uma família de quatro pessoas no veículo? E se os pedestres fossem crianças jogando futebol na beira da estrada e pulando na rua para pegar a bola? E uma outra questão é, como você toma decisões mais éticas em tempo real em um cenário onde a combinação de variáveis ​​é infinita, e onde o software nem sempre terá todas as entradas?

Esta reunião é difícil. A decisão é provavelmente uma das mais difíceis de tomar.

Ao mesmo tempo, esse é o tipo de decisão que engenheiros, desenvolvedores de software, líderes e, para ser honesto, qualquer profissional tem que tomar cada vez mais hoje em dia. Ou seja, decisões sobre como usar melhor a tecnologia, considerando os dilemas que ela traz.

Mas também há outro problema: no mundo digital, que acelera tanto, os engenheiros não têm o tempo necessário disponível para longas e demoradas discussões filosóficas: eles provavelmente precisam tomar essa decisão muito rapidamente, naquela reunião de 1 hora. janela. Afinal, as linhas de produção da Tesla não podem parar.

Falando sobre o caso acima, pesquisadores do MIT Media Lab analisaram mais de 40 milhões de respostas em um experimento que lançaram em 2014 com o objetivo de responder às perguntas acima, e publicaram os resultados 4 anos depois na revista Nature. Chamaram-lhe A Máquina Moral. Assustador, hein?

A Moral Machine apresentou diversas variações desse dilema envolvendo um carro autônomo.

As pessoas foram apresentadas a vários cenários. Se um carro autônomo sacrificar seus passageiros ou desviar para atingir:

Um empresário de sucesso?

Um criminoso conhecido?

Um grupo de idosos?

Um rebanho de vacas?

Pedestres que estavam atravessando a rua quando foram instruídos a esperar?

Os resultados de 40 milhões de decisões sugerem que as pessoas preferem salvar humanos em vez de animais, poupar o máximo de vidas possível e tendem a salvar jovens em vez de idosos.

Houve também tendências menores de salvar as mulheres em detrimento dos homens, salvar as pessoas de status mais elevado em detrimento das pessoas mais pobres e salvar os pedestres em vez dos passageiros.

Os pesquisadores encontraram algumas diferenças culturais nas decisões que as pessoas tomavam. As pessoas na França eram mais propensas a avaliar o número de pessoas que seriam mortas, enquanto as do Japão davam menos ênfase a isso.

Mais uma vez, observe o dilema aqui e todas as questões que ele traz: o que as montadoras devem fazer? Como escrever seu software? E ainda, o que os governos devem fazer diante desse problema?

A Alemanha já introduziu uma lei que afirma que os carros sem motorista devem evitar ferimentos ou morte a todo custo. A lei diz que os algoritmos nunca devem decidir o que fazer com base na idade, sexo ou saúde dos passageiros ou pedestres. O motorista será responsável pelos acidentes ocorridos sob sua responsabilidade, conforme a legislação, mas se o sistema de autocondução for o responsável e houver falha no sistema, a responsabilidade será do fabricante.

Tudo bem, mas há uma linha tênue aí: como você toma as melhores decisões para descartar uma situação ou outra?

São questões muito importantes que líderes, empresários e a sociedade como um todo têm que enfrentar todos os dias, independentemente do setor em que atuam. E sabe por quê? Porque a tecnologia hoje está inserida em todos os negócios, faz parte de nossas vidas e basicamente não deixa nenhuma área da sociedade, dos negócios e da vida intocada por suas implicações éticas e filosóficas. Portanto, não podemos deixar de considerá-los, pelo menos. Eles variam da privacidade de dados à confiabilidade da IA, de notícias falsas à sustentabilidade, até problemas de saúde mental decorrentes do uso de mídias sociais.

Então, para resumir, por que a filosofia é tão importante no mundo de hoje? Para mim, existem 3 razões principais pelas quais todos devemos estudar e ter conhecimento de filosofia na era digital:

Primeiro, porque o número de dilemas éticos e filosóficos que a tecnologia trouxe é enorme, como acabamos de ver.

Em segundo lugar, porque o raciocínio filosófico é algo que a Inteligência Artificial ainda não pode substituir e, portanto, representa uma característica chave do ser humano versus a tecnologia, que ainda nos destaca. Isso não é verdade para o raciocínio analítico, por exemplo: a IA realiza cálculos muito melhor, mais rápido e de maneira muito mais precisa do que os seres humanos e, portanto, não podemos mais dizer que as habilidades analíticas são o principal diferencial. Nossa capacidade de refletir filosoficamente, sim, é.

E terceiro, porque as formas lógicas de raciocínio, como dedução ou analogia, não funcionam mais e, portanto, devemos encontrar novas - ou eu diria provocativamente também, velhas - maneiras de raciocinar sobre assuntos não intuitivos como esses.

Vejam: o famoso e meu colega filósofo italiano Luciano Floridi e professor em Oxford, argumenta, em seu livro "The Fourth Revolution: how the Infosphere is Reshaping Human Reality" que estamos vivendo uma 4ª revolução após as promovidas por Copérnico, Darwin e Freud, porque hoje as barreiras entre nossos mundos online (conectados à internet) e offline (fora da esfera digital) estão desaparecendo; agora movemo-nos no redemoinho da “infosfera”, vivendo uma “vida na vida” (vidas cotidianas vividas simultaneamente entre os dois mundos). E veja, este livro foi escrito muito antes do Metaverso, então Luciano estava definitivamente certo…

Ao fazer compras, cuidar da nossa saúde e cuidar das nossas relações sociais, estamos interagindo com o mundo do direito, das finanças e da política. Em cada uma dessas facetas da vida, as tecnologias agora representam uma força ambiental inevitável.

O cenário tecnológico emergente, com seus benefícios digitais imediatos, exige uma responsabilidade intelectual que, segundo Floridi, ainda não é palpável ou institucionalizada na academia, mas está por aí, no mundo das startups, principalmente. Há um ar de expectativa e preocupação ao mesmo tempo, de preocupação e fascínio sobre como a tecnologia está mudando o mundo. Mudando a forma como vemos o mundo, a nós mesmos e aos outros. As tecnologias nos capacitam ou nos controlam? Podemos nos beneficiar de novas tecnologias sem permitir que a IA tome conta de nós? Estas são algumas das questões que surgem.

Como alguns de vocês já sabem, estive à frente do Tinder na América Latina por 5 anos e vivenciei essa necessidade de resgatar meus estudos de filosofia durante minha gestão. Perguntas como: o Tinder é responsável pela segurança de seus usuários fora do aplicativo? Digamos que eles se encontrem em um bar e, em seguida, ocorre um crime. O Tinder é responsável? Ok, você pode dizer que isso é uma questão legal, mas acredito que vai muito além disso.

Como o Tinder mudou a forma como as pessoas de diferentes estratos sociais, ou ajudou a aumentar os relacionamentos inter-raciais (como mostrou o famoso estudo intitulado "The Strength of Absent Ties: Social Integration via Online Dating", de Josue Ortega da Universidade de Essex e Philipp Hergovich na Universidade de Viena), que mostrou que este assunto vai muito além da sociologia.

Qual é o efeito, negativo ou positivo, que o Tinder tem na autoestima? Esse assunto vai muito além da psicologia.

Essas eram algumas das perguntas que eu enfrentava todos os dias, e não é de admirar que cada vez mais empresas de tecnologia estejam contratando filósofos e mais e mais pessoas com formação em humanidades. No caso do Tinder, uma das contratações mais importantes muito brevemente o aplicativo foi lançado foi Jessica Carbino, uma socióloga que, depois de dar match no Tinder com Sean Rad, o fundador do aplicativo, foi contratada para ajudar a entender melhor como os relacionamentos estavam mudando no mundo moderno. Embora não houvesse química entre os dois no primeiro encontro, não podemos dizer que foi um encontro ruim, pois ela conseguiu um emprego depois!

No meu caso, na Itália, ainda na faculdade, estudei filosofia lendo os textos originais dos grandes pensadores romanos, e fazia isso em latim, e dos filósofos gregos, em grego antigo, já que estudava as duas línguas, e hoje considero esses estudos de filosofia um dos pilares mais importantes da minha compreensão do mundo hoje. Obrigada, professor Pino!

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Com mais de 200 palestras online e offline em 2021 para clientes no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, o Andrea é hoje um dos palestrantes sobre Transformação Digital, Liderança, Inovação e Soft Skills mais requisitados a nível nacional e internacional. Ele já foi diretor do Tinder na América Latina por 5 anos, e Chief Digital Officer na L’Oréal, e hoje é também escritor best-seller e professor do MBA Executivo da Fundação Dom Cabral

With more than 200 keynotes delivered (online and offline) in 2021 to clients across Brazil, Latin America, the United States and Europe, Andrea is today one of the most requested speakers on Digital Transformation, Leadership, Innovation and Soft Skills in Brazil and globally. He has been the head of Tinder in Latin America for 5 years, and Chief Digital Officer at L’Oréal. Today he is also a best-selling author, and a professor at the Executive MBA at Fundação Dom Cabral.

Con más de 150 conferencias online y offline en 2022 para clientes en Brasil, América Latina, Estados Unidos y Europa, Andrea es hoy una de los conferencistas más solicitados sobre Transformación Digital, Liderazgo, Innovación y Soft Skills a nivel nacional e internacional. Fue director de Tinder en América Latina durante 5 años y Chief Digital Officer de L’Oréal Brasil. Es autor de best-sellers y profesor del Executive MBA de La Fundación Dom Cabral, una de las instituciones de mayor prestigio en Brasil.

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Andrea Iorio · 2021 © Todos os direitos reservados.

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