Personalização. Um dos pilares para uma boa experiência de consumo. Sem dúvidas.
Desde sempre, queremos ser tratados de forma única.
Mas que hoje, na era digital, é a cada vez mais importante (diante do bombardeio de mídia que recebemos, e da briga das marcas por nossa atenção, é o diferencial para retenção e fidelização) assim como ela é mais possível. Informações e dados são acessíveis: o que é cabe a nós é apenas ir atrás.
Durante os dias que passei em São Paulo no Forum E-commerce Brasil, fiquei hospedado no Pestana: fiquei impressionado ao receber essa cartinha (que demonstra que o Pedro, autor do bilhete, provavelmente sabe mais dos temas sobre os quais escrevo do que eu!).

O custo disso para a empresa? Praticamente zero.
O retorno pra ela? Além de garantir uma melhor experiência para o cliente, eles conseguiram fazer do cliente o próprio braço de marketing, por eu no caso ter criado conteúdo a respeito.
Só que na verdade somos todos criadores de conteúdo, e na medida que você gerar ocasiões para seu cliente criar esse conteúdo a respeito da sua marca, você gera um buzz quase sem custos. A personalização é de fato um CATALISADOR DE CONTEUDO, que amplifica o poder da sua marca.
Agora, o desafio dessa cartinha feita na mão é que não tem escalabilidade: como fazer isso para todos com a tecnologia?