Ouvir com atenção, prestando atenção à pessoa que está falando com você é o principal motivador da consciência social (a capacidade de captar com precisão as emoções em outras pessoas e entender o que realmente está acontecendo com elas). É claro que existem outros fatores (como o monitoramento da linguagem corporal), mas ouvir é talvez o mais importante, porque é o que as pessoas estão compartilhando de bom grado conosco naquele momento.
No entanto, sabemos que essa escuta cuidadosa dificilmente acontece. Nós sabemos bem porque passamos por isso o tempo todo – já pensando o que dizer em seguida, pensando em outra coisa, ou talvez desejando um cochilo. Tudo isso enquanto a pessoa ao nosso lado está apenas tentando fazer uma conexão… estamos pensando, não escutando realmente!
Alan Watts, o principal intérprete do zen-budismo no Ocidente, declarou certa vez: “Normalmente, não olhamos tanto para as coisas como as negligenciamos”. Isso resume perfeitamente o problema com nossas habilidades de escuta também.
O budismo zen baseia-se na premissa de que o caminho para a iluminação está no momento presente – uma prática também descrita como atenção plena. As maneiras de experimentar isso são várias, sendo o principal através da meditação (Zazen).
Praticar o Zazen definitivamente ajudará você a se concentrar no momento e, consequentemente, ajudá-lo a se tornar um melhor ouvinte: conforme as palavras fluem, você será capaz de realmente compreender os sentimentos por trás dessas palavras – porque desta vez, tanto quanto você come quando você está com fome e dorme quando está cansado, está ouvindo quando alguém está falando com você – não está pensando! Como conseqüência (positiva), você está fortalecendo sua consciência social.
Sendo que a consciência social é uma das quatro habilidades que constroem sua Inteligência Emocional, e a última representa 58% de seu desempenho em seu trabalho (Bradberry & Greaves, 2009), não podemos simplesmente ignorar os benefícios que a escuta profunda de nossos colegas traz à nossa carreira.
E há maneiras de trabalhar nisso.